Um adoçante pior que o outro

Resultado de imagem para adoçante

Um adoçante pior que o outro

Estamos todos de acordo sobre os efeitos negativos que tem o açúcar sobre a saúde, talvez perca pessoas que ainda não são muito conscientes disso.
Isto provocou que outros adoçantes tenham alcançado bastante popularidade, adoçantes naturais e artificiais.
Um dos adoçantes é o néctar de agave, um adoçante que algumas pessoas podem pensar que é um ” alimento saudável
Afirma que é natural, e é comercializado como adoçante bom para pessoas diabéticas, ao não causar picos de açúcar no sangue.
No entanto, se deixarmos de lado o marketing que normalmente acompanha este produto, e vemos mais em detalhe o que há por trás do nectar de agave, podemos verificar que é ainda pior do que o açúcar tradicional.
Vejamos por quê…

O QUE É O NECTAR DE AGAVE ?
A planta Agave cresce de forma nativa no sul e América do Sul.
O agave tem sido utilizado no México, durante séculos, já que foi considerado uma planta com propriedades medicinais.
Os mexicanos também é usada para ferver a seiva ( açúcar líquido da planta ) para produzir um adoçante conhecido como o mel de agave.
Mas o uso mais comum que se dá à planta agave é para fermentar os açúcares para produzir uma bebida alcoólica conhecida com o nome de tequila.
De fato, a tequila é o uso comercial mais comum do agave e um dos produtos de exportação mais conhecidos no Brasil.
Em seu estado natural, o agave pode ter vários benefícios para a saúde.
No entanto, quando se processa e se refina o agave perde quase todos os seus benefícios. Este é o caso do adoçante agave refinada que muitas pessoas consomem hoje em dia.

COMO SE FAZ O MEL DE AGAVE ?
O adoçante que costumamos ver a venda como néctar de agave deveria ser chamado de xarope de agave.
A verdade é que esse adoçante tem pouco em comum com o adoçante tradicional que faziam os mexicanos.
O processo para torná-los é o mesmo. Pegue a planta, corta-se e pressiona para extrair um líquido açucarado.
Este fluido é alto teor de açúcar, mas também contém compostos saudáveis como os frutanos, os quais têm vários benefícios positivos, principalmente sobre o metabolismo e a insulina.

Resultado de imagem para adoçante

No entanto, quando se processa em xarope, estes frutanos são eliminados no processo de aquecimento do fluido.
Este processo destrói totalmente as propriedades positivas da planta agave, em seu lugar, ocorre um xarope concentrado que em seguida vemos nas lojas como ” saudável
O processo de fabricação é semelhante ao que usam outros adoçantes não saudáveis, como o xarope de milho de alta frutose.
Então…podemos concluir que o adoçante que vemos à venda como agave néctar não é realmente ” néctar , que é um adoçante refinado processado que surge na sequência do néctar de agave.

O AGAVE NECTAR NÃO AUMENTA OS NÍVEIS DE AÇÚCAR
O índice glicêmico é uma medida utilizada para medir a rapidez e o Senior com que os alimentos se convertem em açúcar na corrente sanguínea.
Quanto mais alto for o índice glicêmico mais pico de açúcar fará com que esse alimento no sangue e mais negativo será o alimento para a nossa saúde.
Ao contrário da glicose, a frutose não vai diretamente para a corrente sanguínea e, portanto, não aumenta o açúcar no sangue e provoca, a curto prazo, picos de açúcar no sangue.
Esta é a razão por que os adoçantes de alta frutose, muitas vezes costumam ser comercializados como “saudáveis “” indicado para pessoas diabéticas
O néctar de agave tem um índice glicémico baixo, principalmente porque quase todo o açúcar que contém é a frutose. Tem pouca glicose, pelo menos, se o compararmos com o açúcar comum.
Um recente estudo realizado com ratos comparou os efeitos metabólicos do néctar de agave e a sacarose depois de 34 dias. Os resultados obtidos foram que os ratos que tomaram o néctar de agave ganharam menos peso e reduziram o nível de açúcar no sangue e os níveis de insulina.
Dito isto, há que dizer também que o índice glicêmico é uma das muitas coisas que devemos avaliar na hora de analisar seus benefícios para a saúde.
Os efeitos negativos que tem o agave ( e o açúcar ) têm pouco que ver com o seu índice glicémico, estão relacionados com a sua alta quantidade de frutose.

O NÉCTAR DE AGAVE É PERIGOSO POR SEU ALTO TEOR EM FRUTOSE
O açúcar e o xarope de milho de alta frutose têm dois açúcares simples, glicose e frutose ( meia e meia ).
Embora a glicose e a frutose são muito semelhantes, têm diferentes efeitos no nosso corpo.
A glicose é uma molécula muito importante. Pode ser encontrado em muitos alimentos saudáveis ( como as cenouras e as batatas ) e o nosso corpo é capaz de produzi-lo para certificar-se de que sempre temos o suficiente.
De fato, cada célula que vive no planeta tem glicose, já que está molécula é absolutamente vital para a vida.
Considerando que cada célula no corpo humano pode metabolizar a glicose, o fígado é o único órgão que pode metabolizar a frutose em quantidades significativas.

Resultado de imagem para adoçante

Hoje, por exemplo, muitas pessoas comem uma dieta alta em hidratos de carbono, o que pode ser um problema para a saúde metabólica.
Isso faz com que o fígado se sobrescreva e comece a converter a frutose em gordura, enviando-o para fora em forma de partículas VLDL e o aumento dos triglicerídeos no sangue. Em muitos estudos têm demonstrado que parte dessa gordura pode interpor-se no fígado e causar a doença de fígado gordo.
Embora a frutose não eleva os níveis de açúcar no sangue, se é que pode causar resistência à insulina, quando consumido em grandes quantidades.
Isso pode levar a grandes aumentos nos níveis de açúcar no sangue e de insulina, aumentando com isso o risco de síndrome metabólica e diabetes tipo 2.
Comer muita frutose pode também provocar outros problemas de saúde, como o aumento de pequenas partículas de LDL densas e de oxidação de LDL ( mau colesterol ) , provocando o acúmulo de gordura na barriga.
É importante salientar que o agave néctar tem 85% de frutose, quantidade muito mais elevada do que a que tem o açúcar normal. O ideal é substituir por um Onde comprar Xtrasize estimulante que ajude a diminuir o açucar no sangue.

O AGAVE NÉCTAR É PIOR DO QUE O AÇÚCAR TRADICIONAL
Se quiser adicionar um pouco de doçura para as suas refeições, nunca o faça com néctar de agave.
há vários adoçantes naturais que são muito mais saudáveis, entre os que estão a estévia, o erythritol e o xilitol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *